A explosão do bitcoin amplia o chumbo do crypto sobre o ouro como principal ativo de 2020

A onda de crescimento da Bitcoin durante a semana de eleições nos EUA puxou o desempenho da moeda criptográfica mais à frente das principais classes de ativos este ano.

O Índice Bloomberg Galaxy Crypto de moedas digitais

O Índice Bloomberg Galaxy Crypto de moedas digitais, incluindo bitcoin, aumentou cerca de 120% em 2020, excedendo o salto de quase 30% do ouro. O índice criptográfico subiu cerca de 11% durante uma série de três dias desde o dia da eleição nos EUA, um período em que o dólar caiu para uma baixa de 2018.

Os crentes da criptografia dizem que uma crescente pandemia e o deslizamento do dólar americano em meio a uma política monetária cada vez mais frouxa estimulará mais ganhos à medida que os investidores buscam lojas de valor. Os céticos argumentam que os mercados criptográficos têm uma história de oscilações selvagens e estão apenas cavalgando uma maré de liquidez.

O candidato democrata Joe Biden aparece à beira de reivindicar a presidência de Donald Trump, que questionou a credibilidade da eleição.

Uma disputa apertada no Senado poderia deixar a Câmara

Uma disputa apertada no Senado poderia deixar a Câmara no controle republicano, criando um governo dividido que diminui as chances de um enorme estímulo fiscal e aumenta a pressão sobre o Federal Reserve para afrouxar ainda mais a política monetária.

„O ouro, a prata e o bitcoin funcionaram como um sonho no fraco ambiente do dólar americano e atraíram enorme interesse dos clientes“, escreveu Chris Weston, chefe de pesquisa do Pepperstone Group, em uma nota aos clientes. Outra fraqueza substancial do dólar encorajaria „uma visão ainda mais construtiva“ sobre o ouro e o bitcoin, segundo Weston.

O bitcoin ultrapassou US$ 15 000 esta semana e subiu 2,1% a partir das 14h00 em Tóquio. O Bloomberg Galaxy Crypto Index avançou 3,1%. – Reportado por Eric Lam, (c) 2020 Bloomberg LP