A queda no Bitcoin ‚Endereços de Baleia‘ sugere que o mercado pode estar se descentralizando

O número de endereços de baleias, ou aqueles com um grande número de bitcoins, diminuiu para um mínimo de 14 meses.

No entanto, a queda não é necessariamente um desenvolvimento com preços baixos e pode indicar que a distribuição da propriedade da bitcoin está mudando.

Até domingo, havia 103 endereços com pelo menos 10.000 BTC – o menor desde maio de 2019, de acordo com a empresa Glassnode, de análise de cadeia de bloqueio. O número diminuiu em 8% durante esse período de 2,5 meses.

Dez mil Bitcoin Up vale perto de 93 milhões de dólares no momento da imprensa.

Alguns podem ver o declínio nos endereços das baleias como um sinal de uma pressão de compra mais fraca e antecipar uma queda nos preços como resultado. No entanto, Richard Rosenblum, co-fundador e co-diretor da GSR, sugere o contrário.

„É uma baixa ver os maiores detentores reduzir suas participações, mas uma alta ver o mercado se tornar mais descentralizado“, disse Rosenblum à CoinDesk em uma conversa por telegrama.

Mudança de mercado?

Validar os comentários de Rosenblum é o crescimento visto no número de endereços de bitcoin de menor valor nos últimos dois meses.

Por exemplo, havia 2.155 endereços com pelo menos 1.000 moedas no domingo, quase 3% acima de um mínimo de 2.097 observado em abril.

Enquanto isso, o número de endereços com pelo menos 1 BTC continua a atingir novos recordes. Assim como os endereços com 0,1 BTC e 0,01 BTC.

Como tal, pode-se argumentar que a propriedade de bitcoin está sendo transferida de relativamente poucas baleias para um grande número de investidores menores.

„Com o tempo, você esperaria que [bitcoin] se dissipasse naturalmente para mais mãos“, disse Rosenblum.

Limites de dados

As correntes de bloqueio são transparentes e permitem que cada transação seja vista e analisada. Mesmo assim, tirar conclusões definitivas a partir de métricas como o crescimento de endereços pode ser um desafio porque um único usuário ou uma troca pode possuir múltiplos endereços.

„As baleias podem não ter todas as suas participações em um único endereço e criptografia móvel para fins de gerenciamento de risco“, disse Simon Peters, um analista de mercado de criptografia da plataforma de investimento eToro.

Como tal, um aumento ou diminuição no número de endereços bitcoin pode não representar totalmente a entrada ou saída dos investidores.